Realizada com o objetivo de inserir os participantes na cultura esportiva, bem como contribuir com a inclusão deles na sociedade, a Semana do Desafio Paralímpico chega à sua décima quarta edição, entre os dias 24 e 30 de setembro, em Juiz de Fora. A programação é voltada para pessoas com deficiência auditiva, física, intelectual, visual ou múltipla, que integram os programas da Secretaria de Esporte e Lazer (SEL), estão ligadas a entidades ou são estudantes de escolas públicas e particulares.
As inscrições devem ser feitas até dia 22, mediante preenchimento de formulário de cada modalidade, disponível nos seguintes links: bocha paralímpica, atletismo paralímpico, natação paralímpica, futebol adaptado e polybat. A participação é dividida entre as categorias Infanto-Juvenil (nascidos entre 2005 e 2007 ou mais novos, sob autorização da SEL) e Adulto (nascidos até 2004). Cada entidade pode inscrever quantos atletas quiser e eles podem participar de todas as modalidades, com restrição apenas no atletismo e na natação, onde é permitida a disputa de três provas em cada, ambas com limite de cem participantes. Em todos os casos, é indispensável a presença de um responsável pela entidade ou pelos atletas menores de idade.
A 14ª Semana do Desafio Paralímpico, que marca o mês de luta da pessoa com deficiência, tem início com o já tradicional desfile de abertura, no dia 24, às 9h, no Ginásio da SEL. Além desse espaço, os desafios vão ser oferecidos na Escola Estadual Maria das Dores, no bairro Santa Helena, e nas dependências da Faculdade de Educação Física da UFJF. A programação completa, com os horários e locais de cada uma delas, está disponível nos formulários de inscrição. Todos os participantes ganham medalha como prêmio.