*Reportagem: Priscila Oliveira
Uma prova especial, cheia de energia e palco para mais um feito e tanto da mineira que arrasta a torcida por onde passa. Não é à toa que a Maratona do Rio figura entre os principais desafios de Amanda Oliveira (Elite Runners), desde 2023.
Naquele ano, a mercesana estreou nos 42km, garantindo a terceira colocação na elite feminina e sendo a melhor brasileira da disputa, com 2h46min40s. Na edição passada, saltou para o vice-campeonato, em 2h39min59s. Já neste domingo (22), repetiu o feito, melhorando novamente a marca no trajeto com concentração no Aterro do Flamengo: 2h39min17s.

“Foi uma sensação incrível. Essa torcida é muito emocionante e não tem como não se alegrar correndo aqui”, celebrou, relembrando a busca pelo novo título.
“Todas as adversárias tinham marcas muito boas e largaram muito fortes, então, eu nem inventei de sair junto. O primeiro quilômetro delas deu 3:18, que é uma média que eu faço nos 10km. Passaram a meia maratona uns quatro minutos na minha frente, mas eu fiz a minha prova. Trabalhei o ritmo para isso”.
Entre as concorrentes estavam a etíope Zinash Getachew, campeã da prova, com 2h34min57s; as quenianas Naum Jepchirchir (2:39:45) e Rael Boiyo (2:43:11); e a compatriota Rejane Silva (2:45:37), que completaram a premiação.
“Corri a prova toda sozinha, e a torcida foi me levando. Eu soube que a queniana tinha quebrado lá na frente, passei a terceira colocada no Km 36 e, faltando 1km, passei a segunda. Isso só mostra que jamais podemos desistir, porque a maratona tem um ciclo muito difícil, mas só termina na linha de chegada”, ressaltou.
Vinda de um curto período de treinamentos na Bolívia, Amanda destacou o apoio da torcida novamente. “Para mim, correr no Rio é sempre muito gratificante. Só tenho que agradecer às pessoas que fazem parte do meu trabalho. Fiquei muito feliz com tantos gritos de ‘Vai, Amandinha’, ‘Mercês’, ‘Juiz de Fora’, ‘maravilhosa’… Faltando uns cem metros, todo mundo gritando, foi uma emoção indescritível”.
E o trabalho continua. “Ainda não estou satisfeita. Quero melhorar ainda mais e fazer uma maratona fora do Brasil”, encerrou.
* Receba todas as atualizações do Rumo Certo pelo WhatsApp.
** Confira a agenda dos próximos eventos em JF e região no nosso Calendário.